• Acervo Digital da “Colección Textil Precolombiana”
  • Back

Os dados presentes no Acervo Digital da “Colección Textil Precolombiana“, foram extraídos do documento em pdf “CATALOGO COLECCIÓN TEXTIL PRECOLOMBINA – MUSEO NACIONAL – UNIVERSIDAD FEDERAL DE RIO DE JANEIRO, Arabel Fernández López do CENTRO DE INVESTIGACIÓN TEXTIL CHUGUAY.”

A primeira etapa do trabalho foi dedicada ao estudo do documento em pdf, onde tentamos identificar sua estrutura para desenho do script em Python que foi usado para extração dos dados. Nesta etapa também identificamos a quantidade de metadados e de fichas presentes no catálogo. Depois da extração os dados foram tratados por meio do software Openrefine, onde procuramos identificar termos redundantes e melhorar o retorno das buscas.

Durante o estudo identificamos os seguintes Metadados:
Título, Estilo, Periodo, Procedencia, Medidas, Fibra, Materia Prima, Hilos, Técnica, Estructuras, Descripción, Comentários, Referencias, Pieza N°.

Por meio da contagem do número de ocorrência dos principais metadados, identificamos a presença de 749 fichas e, por meio do número de peças, identificamos 801 itens. 678 fichas com peças únicas e 71 com mais de uma peça.

Além da parte textual, também recebemos o acervo de imagens com 1222 registros, abrangendo 240 itens, ou seja, estão faltando 561peças estão sem fotos. Para facilitar a identificação deste itens, eles forma identificados com o metadado “Foto encontrada na base?



O Acervo Digital no Tainacan

O quadro cronológico abaixo, retirado do catalogo, ilustra as culturas, as localidades e o intervalo de tempo dos itens do acervo.

Las letras en azul indican las culturas presentes en la Colección Textil Precolombina del Museo Nacional – Universidad Federal de Río de Janeiro



Possibilidades de apresentação da coleção usando blocos do Gutenberg

“Os blocos são uma nova ferramenta excelente para a criação de conteúdos engajadores. Com os blocos, você pode inserir, rearrumar e dar estilo a conteúdos multimídias com muito pouco conhecimento técnico. Em vez de usar um código personalizado, você pode adicionar um bloco e se concentrar no conteúdo.”

Abaixo temos alguns exemplos de blocos que podem ser usados para apresentar o acervo do Tainacan.

Apresentação de itens + títulos



Apresentação de itens sem títulos



Apresentação de listas de facetas, no caso abaixo temos a taxonomia “Estilos”